" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



domingo, 1 de novembro de 2009

A dor, o carater

Texto enviado pela irmã Ana Lucia Brazil Camargo.

Autora: Maria Aparecida S. Fontana

Era uma vez uma alma que logo após ser criada, lá no começo da eternidade, resolveu nascer para a vida. Achou um corpo, vestiu, e nasceu. Começou a confusão! Como um bebê, não sabia muita coisa a respeito da vida e do mundo, mas tinha que sobreviver. Precisava tomar decisões, fazer escolhas, enfim, tinha que caminhar e crescer. Os obstáculos foram aparecendo e ela, esta alma viajante, foi fazendo escolhas, decidindo, sempre arrumando saídas para sobreviver. Por erros e acertos foi traçando um modo de ser.

Mas, ao longo da eternidade, as situações foram mudando. O que ela havia decidido ontem, já não fazia mais sentido hoje, mas estava guardado em seu registro de memória sobrevivente que aquela era a saída para determinada situação. Experimenta a mesma maneira de ser e não dá certo. Uma dor! Uma tentativa errada! E agora, o que fazer? Mas parece que alguém já esperava esta confusão toda e deixou também aparecer nesta história, uma personagem que poderia ajudar esta pobre alma perdida, a arrumar tudo isto.

A magia de voltar no tempo e poder lembrar onde, como e porque ela havia tomado aquela decisão de ser daquele jeito. Por que agora aquilo parecia tão errado, se em outras situações ela já havia lançado mão daquele recurso para sobreviver, e o que era pior, havia dado certo!?!

Que confusão!

Aquela viagem que parecia tão excitante estava se tornando um pesadelo. O que estava errado? Agora havia dor, sofrimento, conflitos, em algum lugar havia sido cometido um erro. Onde? Como saber? Como consertar? Quem poderia ajudá-la? Aí aparece o terapeuta de vida passada, através de uma volta no tempo, uma regressão de memória ajuda esta alma em conflito a entender suas decisões erradas. Parece que todo seu modo de ser hoje, foi decidido ontem. Um pequeno problema de tempo. Aquela decisão de ser daquele jeito, parece então estar fora de tempo. O relógio da alma não está coincidindo com o relógio da vida atual. Aquele ser não é, em essência, aquilo que parece estar sendo naquele momento. Ao perceber isto, a alma pode continuar sua trajetória, provavelmente com grandes possibilidades de ser feliz nesta jornada pela eternidade.
Para um terapeuta de vida passada, acostumado a trabalhar com este dueto, a dor e o caráter, é clara a relação entre estes dois elementos. Quem determinou o que primeiro? A dor delineou um caráter apresentado hoje ou o caráter apresentado não deu certo e determinou a dor de hoje? Parece que esta questão, pode ser puramente filosófica. Mas o que realmente parece importante é poder ajudar a desfazer os nós que atam erradamente este dueto e libertar esta alma da dor e do sofrimento que a estão impedindo de ser feliz e corresponder à sua real essência criativa que parece ser uma coisa boa e saudável, criada para viver de maneira correta e ser feliz.
O terapeuta de vida passada usa a dor para entender o caráter de hoje. Como se aquele sofrimento, aquele comportamento, apresentado e externado agora, fosse um caminho de retorno a ser percorrido, de volta, buscando a origem de determinadas decisões, tomadas no passado em algum lugar onde aquilo tivesse acontecido pela primeira vez, e onde naquela situação temporal e histórica, vivida então. Como ser um brutamontes, usar a clara e arrastar a mulher pelos cabelos, fizesse sentido na idade da pedra, mas hoje, na era do computador e da informática, não daria muito certo agir assim. O que parece estar errado é continuar sendo assim hoje, quando o momento histórico já mudou e precisamos também mudar nosso jeito de ser, precisamos mudar nossos padrões de comportamento. Então, a dor é conseqüência de uma maneira de agir errada.

Que alívio!! Posso mudar meu comportamento e continuar a trajetória como uma alma viajante, em busca da felicidade. Que bom que alguém colocou ao meu lado, nesta viagem, outros personagens, curadores de alma, que trazem com eles alguns segredos mágicos que podem transformar maus momentos em ferramentas para crescimento e aprendizado!!
*****
Em tempo: Separar dentro de si a dor e o carater é uma obrigação que deve fluir como se fosse uma brincadeira. Faço disso, pelo menos tento, um compromisso diário.

Nenhum comentário: