" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



domingo, 1 de novembro de 2009

Benção sonora

Novembro trouxe um tema tão simples e interessante como os outros, mas em um domingo que realmente eu precisava de uma brisa... Vida Simples, traz no título É MELHOR SER ALEGRE QUE SER TRISTE, e no conteúdo dados assustadores. Até 2020, a "tristeza" que atende por depressão, associada a outras doenças, ocupará o segundo lugar das causas de morte, atrás apenas dos males coronários. Enfim, mais um texto que tenta ajudar o ser que vive de comparações, julgamentos e cobranças 24 x 7.Aí, entre outras boa reportagens, conheço o filósofo frances OLLIVIER POURRIOL. Ele mistura cinema com filosofia.
(...) E, se você se mantem só no abstrato, você não vive. Muitas pessoas que fazem filosofia acabam lendo o tempo todo, entendendo as coisas, mas não vivendo. Então o que você descobre quando alcança os filósofos é que eles não sabem muito sobre a vida. A verdadeira resposta é que não há resposta para tudo. Quando você entende isso, começa a aprecisar mais a vida. Comprende que não é preciso pensar o tempo todo. Quando você assiste a um filme, vc não pensa o tempo todo. A reação a energia e a beleza vem antes, depois vem o pensamento.

Aí veio a brisa...Impossível não lembrar de Samba da Bênção, de Vinicius de Moraes e Baden Powell . A composição da dupla na voz de Maria Bethânia é minha preferida !


É melhor ser alegre que ser triste

Alegria é a melhor coisa que existe

É assim como a luz no coração


Mas pra fazer um samba com beleza

É preciso um bocado de tristeza

É preciso um bocado de tristeza

Senão, não se faz um samba não


Fazer samba não é contar piada

E quem faz samba assim não é de nada

O bom samba é uma forma de oração


Porque o samba é a tristeza que balança

E a tristeza tem sempre uma esperança

A tristeza tem sempre uma esperança

De um dia não ser mais triste não


Ponha um pouco de amor numa cadência

E vai ver que ninguém no mundo vence

A beleza que tem um samba, não


Porque o samba nasceu lá na Bahia

E se hoje ele é branco na poesia

Se hoje ele é branco na poesia

Ele é negro demais no coração

Nenhum comentário: