" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



domingo, 15 de novembro de 2009

De 1554 a 2009.

Em um passeio pelo centro de São Paulo eu ouvia histórias da História e o Pátio do Colégio a nossa frente era mais uma parada obrigatória entre tantos prédios valiosos e esquecidos. A placa “Aqui nasceu São Paulo” é um convite que poucos aceitam. Muitos não compreendem ou por preguiça desconhecem. Nós paramos e descobrimos muito do chão que pisamos.

De catequese dos índios, o Colégio passou a abrigar o Palácio dos Governadores, depois a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e em 1979 tornou-se Museu Anchieta. Nele há uma grande maquete, mapa hidrográfico e desenhos das transformações da São Paulo de Piratininga. Um pouco da história que já foi recontada por séculos. Mas, ver e identificar os bairros é uma atração à parte. Divertido não foi relembrar que o progresso nasceu por imposição religiosa, mas isso é outra história. Igreja do Beato Anchieta, cripta e um espaço muito charmoso, fresco, com pássaros se refrescando e vegetação exclusiva. O restaurante Pateo do Collegio oferece comida boa e uma contemplação interessante.

Da porta para fora uma São Paulo abafada, suja e maltratada nos esperava.

Porém, sempre há um: vamos? Opa! Porque não? É assim cada dia com o "sol de minha vida". E em todos os desvios de rota, uma descoberta. Aliás, há um sino na entrada que representa a Paz. Toque e faça o som ecoar. Aceite.

Nenhum comentário: