" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



terça-feira, 6 de outubro de 2009

calma

Há um ditado ch’an (zen) que diz:
“Não há nada que não possamos realizar quando somos capazes de nos concentrar, sem oscilações.”
Quando o pensamento é sereno, o universo torna-se luminoso.
O pensamento é como um lago: quando a superfície é plácida e calma, tudo se refle com nitidez. Mas, quando o pensamento fica turbulento, tornamo-nos incapazes de enxergar nitidamente nossa verdadeira natureza. Por isso, devemos sempre manter pensamentos corretos para “cultivar qualquer bondade que porventura ainda não possuímos e desenvolver as já existentes e prevenir o desenvolvimento de qualquer mal e cessar os já existentes em nós.”
Se formos capazes de tomar conta de nossos pensamentos, ainda que não alcancemos a budeidade, ao menos estaremos mais próximos de nos tornar sábios!

"Trecho do livro Receita para o coração, Venerável Mestre Hsing Yün, Escrituras Editora, São Paulo, 2007.

Templo Zu Lai
www.templozulai.org.br

Um comentário:

Bruno Polidoro disse...

olá izabella te acompanho na rede 21 as vezes quando passa no doc.21 suas materias... te via na playtv... etc... quando te vejo na telinha fico mto feliz....