" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



sábado, 5 de setembro de 2009

Ritmo

Ritmo...

Em um salão amplo, bonito, com um jardim externo que desfila pelas janelas dos olhos ou de quem as percebe, uma clássica banda está tocando uma belíssima e romântica música. Casais dançam elegantemente. Mas, existe um, que se esforça para entrar no ritmo. Não da música, mas do outro. Ela ri, faz de conta que está tudo bem. Ele se irrita com o esforço dela para ensiná-lo. Já que ele não quer dançar aquela música. Na verdade eles não tem o mesmo ritmo. E é mais fácil desistir, ficar sentado, admirando os rodopios alheios ao invés de procurar outra pessoa para dançar, ou viver, com o mesmo ritmo. Ou, o esforço mútuo. Sem cobranças, de que o outro “tem" que acertar o passo a qualquer custo. Não existe a qualquer custo. Uma pessoa faz o que alma permite para que seja feliz. Se ela não quer, ou acha que a verdade, os desejos do outro não tem valor, não adianta. O que acontece em uma dança reflete a vida. Nos esforçamos tanto para entrar no ritmo de outra pessoa e vamos desrespeitando o nosso. No começo tudo é graça. Quem sabe também você não aprende a gostar do que o outro está te oferecendo, tentando ensinar. Tudo pode acontecer desde que "essências" não sejam violadas. Quem sabe...Surpresas podem surgir, novos hábitos... Mas, se sua alma pede outra coisa, situação ou ritmo, por favor, dê a ela.

Vivemos desejos da alma e do ego. Quando realizamos desejos do ego, aparentemente ficamos satisfeitos, mas depois de um tempo... Não há verdade que resista. E para realizar os desejos do ego, os da alma ficam em segundo plano, não são prioridades. Até que um belo dia você simplesmente chora. Derrama lágrimas de amor próprio. Como você abandona sua alma para realizar desejos fugazes? Como não amar a pessoa mais importante de sua vida que é você? O compromisso ideal, a leitura que te interessa, o assunto mais banal e que para você é o mais importante...


Saber respeitar o desejo do outro é fundamental, mas se enquadrar nele, anulando o próprio ou escondendo silenciosamente o seu, nem pensar. Depois de um tempo é melhor recomeçar. Como? Como a natureza. Tudo tem um ciclo de vitalidade. Por exemplo: se percebemos que uma planta não está se adaptando bem em um canto da casa, não adianta deixá-la lá apenas porque achamos que fica bem com a decoração. Ela vai perder o brilho, as folhas, tentando te dizer: por favor, me tire daqui. Você busca respostas? Valorize-se, dê carinho e atenção aos seus desejos, pensamentos. Ouça o que seu coração e corpo dizem. Fique em silencio. Fique em paz.


Em tempo: O filme Dança comigo é espetacular. Inclusive, mostra como nos enganamos com o que parece estar acontecendo. São julgamentos. Todos tem certeza que ele está apaixonado pela professora, a charmosíssima professora Jenifer Lopes. Na verdade ele estava se reaproximando da esposa.

Nenhum comentário: