" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



domingo, 6 de setembro de 2009

Percebe o enigma que somos?

Izabella: pense muito com a razão, mas faça delicadamente com emoção.” Ouvimos isso uma dezena de vezes com formatos diferenciados em diversos momentos da vida. A teoria é óbvia, a prática nem tanto. Parece simples, mas então tente. A frase dita pelo meu querido terapeuta, Jurandir Jantalia, é repetida como mantra, todos os dias. Porque, a cada dia, a razão vai tomando forma. Adulta. E isso não tem nada a ver com idade.

Pensar com a razão envolve conhecimento. E são as experiências que formam seu saber. Não basta ler dezenas de livros, fazer viagens transcendentais.
A verdade de cada um não se corrompe. Consciência tranqüila tem um valor. O valor da liberdade. Da sua liberdade. Se já fez sua parte, espere. Espere o universo, a luz, a brisa fresca que trará sua lucidez. Espere o que para você é importante.

O desafio de conhecer a pura razão, nua, fria ou não, é não se influenciar por situações, abraços, sorrisos, cheiros, notícias, até o balançar das árvores, que às vezes interpretamos como sinais. A interpretação de um sinal pode mudar de acordo com nossa memória, carência gerada por hormônios, ou carência de amor próprio. Hoje algo pode ser absolutamente irrefutável, amanhã não. Razão, muito prazer, eu sei quem eu sou.

Preciso antecipar que estou desenvolvendo um especial sobre acessibilidade e educação para pessoas com deficiências. Na chuvosa sexta, eu e meu anjo do dia chamado André Zoratto, passamos 5 horas no instituto Dorina Nowil em São Paulo.
Em tempo: acho que há uns 8 anos eu esperava por isso.
Durante a entrevista com uma senhora maquiada, muito bem arrumada e disposta, aos 90 anos, a repetir a repórter que perguntava sobre os sentimentos e sentidos. Aproximei meu coração e apurei meus ouvidos.
....No corpo, o que a falta de um dos sentidos provoca nos outros ? Ela diz: querida, não adianta ver o mundo apenas com os olhos. Temos que percebê-lo e isso é de cada um. Todos podem sentir, mas nem todos podem enxergar. Todos sobrevivem. Os que enxergam podem se tornar medíocres. Os que não enxergam também. Uma deficiência aparentemente pode limitar ou abranger.
Só que algumas pessoas, mesmo as que enxergam, não sabem usar a sua percepção. Porque para isso precisam de esforço. Aí, lembrei do que meu amigo espiritual Luiz Backi disse: a visão consome 80 % da energia do corpo.

Nenhum comentário: