" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



quinta-feira, 6 de agosto de 2009

José Brazil Camargo, meu pai.

Em Apucarana, interior do Paraná, há uma escola Municipal com o nome do meu pai.

O que isso significa ?
Curiosa, por muitos anos, queria saber mais quem era o professor Brazil. Eu sempre ouvia: um homem generosíssimo, inteligentíssimo, poeta, escritor, mineiro, amigo sincero...
Nos encontravamos apenas algumas vezes por mês e em um dos passeios lembro dele me explicando sobre alguns acontecimentos históricos do mundo.... ahh se eu pudesse voltar aos meus 11 anos de idade...
Meu pai me ensinou muito em pouco tempo. Me incentivou a estudar piano, a ler, a sempre estudar...
Anos depois quando encontrei minha irmã, Ana Lucia, ela me levou a essa escola. Emocionada, com lágrimas nos olhos, olho para essa foto e fico imaginado as crianças que lá estudam. Será que elas sabem quem foi esse homem? Será que elas sabem do que ele gostava e porque foi escolhido para dar nome ao berço de muitas mentes que poderão ser brilhantes, dependendo de suas escolhas ?
Eu ainda tenho muita curiosidade. Ainda não compreendo muita coisa. Mas não cabe a mim saber, julgar ou querer entender. É minha responsabilidade apenas ama-lo.
Meu pai sempre esteve no meu imaginário e hoje vive em meu coração !

A homenagem de domingo é para meu querido pai que se foi deste mundo em 1997. E para minha mãe, Luzia. Foi e é mãe e pai, uma mulher EXTRAORDINÁRIA. Minha vida !

Um comentário:

Mr. Lemos disse...

Meus cumprimentos e agradecimentos à dona Luzia por ter feito e criado essa pessoa fantástica que eu chamo de amiga. Ao seu José, um bom descanso. Ele deve ter um orgulho danado lá de cima...