" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Decepção e prejuízo

Furto. Carteira com documentos, cartões, não mais que 90 reais. Jóias e acessórios que são reservados para ocasiões especiais (coisa que você vai juntando por mais de 10 anos)
Local: Camarin 2, Teatro Elis Regina, dentro do complexo do Anhembi, São Paulo. Como: enquanto apresentava o prêmio do setor moveleiro. Horário: entre 20h e 22h.
...
Sem combustível no carro, sem um real na carteira, sem um documento para deixar de garantia em algum posto que pudesse me socorrer, eu e mais 2 pessoas da organização, também furtadas, seguimos para o 13 º DP da Casa Verde, já que a SP Turismo, responsável pelo espaço, não se responsabilizaria pelo ocorrido. E também não coloca câmera de segurança, e deixa livre a circulação de pessoas que, se estiverem de bobeira na feira que acontece ao lado, podem entrar livremente. Portas abertas. E nada fazem. E Vamos em frente.
...
Quando chegamos, fomos informadas pelo escrivão que ele e a delegada estavam ocupados com uma denuncia de máquinas caça níqueis e que o atendimento poderia demorar horas. Ok, vamos aguardar, claro! Queremos ajuda ! ...Um DP daquele tamanho poderia ter mais policiais a disposição da população. Alou, estamos em São Paulo. Se eu continuasse morando na minha querida cidade do interior, com 7 mil habitantes ... Depois de alguns minutos, decidimos procurá-lo e pedir orientações. Ouvimos que deveríamos ir embora mesmo e no dia seguinte procurar o DP para registrar o boletim de ocorrência. Eles estavam ocupados e ninguém alí poderia redigir nossa carta de isenção de futuros problemas.
Ficamos injuriadas com o descaso. Para eles, é mais um furto, para nós, são horas perdidas para refazer tudo o que ainda pode ser refeito. Poupatempo, bancos, filas, estresse alheio e o próprio. Além da preocupação com saques, microfilmagens e afins para provar futuras movimentações financeiras. Para nós, falta saber como agir numa hora dessas.

Não sei se você já foi assaltado ou coisas do gênero e precisou de auxílio policial. Quando você pensa “agora alguém está do meu lado”, aí que a vaca vai pro brejo...
...
O que acontece com os policias brasileiros? Como a população reage diante desse e de outros desamparos?
...
Na coletiva de imprensa do último sábado, sobre o caso Abadia, o delegado corregedor Caetano Paulo, foi perguntado se os policiais que extorquiam dinheiro do grupo de traficantes ganhavam pouco. Se o salário era a causa de tantos maus policias...

A reposta foi uma exaltada lição de moral, que não importa a profissão, nada justifica o mau comportamento. Concordo. Mas e aí? Alguém pode me explicar o motivo?
A população é refém de quem deveria prestar ajuda a ela.

Um comentário:

Mr. Lemos disse...

É um paradoxo. As coisas são assim por causa de reações como a sua. Vc passa por uma chateação dessas, mas ainda tem o bom humor de vir contar e colocar a foto de uma vaca no brejo. O coração do povo brasileiro é lindo. Mas tem os canalhas sem coração que fazem mal uso disso...