" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



domingo, 26 de junho de 2011

TAM, a decepção.

Intolerância e pagamento dobrado nas passagens.

Plano inicial: vôo JJ 3763 das 6h28 direto para Londrina para um batizado . Passagens adquiridas com milhas.

Chegamos ao aeroporto as 5h30 já com o check-in feito pela internet. Sem despachar bagagens para não perder tempo e carro no estacionamento do aeroporto para otimizar a ida e volta do aeroporto de Congonhas.

As 5h50 eu e meu marido estamos no portão 3 para embarque. Somos os primeiros da fila e quando eu abro minha carteira não vejo nenhum documento para apresentar junto com a passagem. Um calafrio atravessa todo o meu corpo agitado para a tão esperada viagem. Chego até a senhorita Veronica, atendente/recepcionista/aeromoça da Tam e peço compreensão já que algo aconteceu para minha carteira de motorista não estar alí . ( Não carrego o RG para evitar problemas, a de motorista basta ).
Ouço dela que são regras e que ela não pode permitir meu embarque sem um documento de identificação. ok, então, por morar a menos de 3 quilômetros do aeroporto, digo que retornarei a tempo suficiente para o embarque. Meu marido ficou no portão 3 com minha bagagem e passagem e monitorava a Veronica e outros atendentes que faziam o vôo .

Risco: eu tomei uma decisão e corri por todo o aeroporto até o estacionamento, sai com o carro em alta velocidade e com o pisca alerta ligado, cheguei no meu prédio, subi até o apartamento e peguei minha carteira de motorista que ficara em cima da mesa grudado em um pacotinho de tickets refeição que tirei da carteira as 5H20 por não precisar deles no Paraná. Retorno para o aeroporto e meu marido está monitorando o pessoal de embarque. Tudo conspirou a favor. O carro tinha o SEM PARAR, uma vaga me esperava logo na entrada do estacionamento, o elevador estava no andar, corri até o raio X que estava vazio e chego no portão 3 as 6h24.

O portão já está fechado.

Depois de chorar inconformada com a cena do avião parado no gate,ou seja, eu não atrasaria a partida do vôo, só me restou tirar essa foto.



Resultado : paguei mais 7.900 milhas por cada passagem, fomos realocados no voo JJ 3003 as 8h46 para Curitiba. Fizemos conexão na capital paranaense e pegamos outro avião para Londrina o JJ 3533. Chegamos as 12h.

No fim deu tudo certo, mas a péssima sensação de incompreensão continua até hoje.

Quantos compromissos perdi em outras situações porque o vôo não saiu no horário?
Quantas vezes eu estava dentro do avião, o vôo já deveria ter saído, e vejo alguém entrando esbaforido pelo corredor da aeronave?
Quantas vezes ouvi pedidos de compreensão do piloto para atrasos e problemas nos aviões ?

Nossa paciência é testada constantemente nessas ocasiões, mas quando foi minha vez eu não fui atendida.

Trabalhar todos os finais de semana significa planejar muito quando se tem um de folga. É promover encontros familiares com parentes que moram em cidades diferentes, organizar compromissos e fazer com que todos se comprometam com aquele momento tão raro.

Está certo pagar novamente por um trecho que eu poderia ter feito ? Não acredito que a TAM vai me reembolsar, apenas gostaria que a empresa tomasse uma postura igualitária a todos os clientes.

Essa experiência eu não desejo a ninguém. Faltou sensibilidade, tolerancia.

4 comentários:

HumbertoDeCampos disse...

Pois é, Izabella, li seu texto, mas acompanhei sua agonia on line. Eu estava conectada quando você postou que havia perdido o voo por pura intolerância. É um absurdo!! Concordo plenamente com sua opinião a respeito dessa falta de respeito com passageiros. Não faz muito tempo, o voo em que eu vinha de BH tinha que pousar em Congonhas. Minutos antes o comandante nos avisou que iríamos para Cumbica porque tinha acontecido um pequeno acidente na pista de Congonhas. Até aí, OK. Mas, ao chegarmos a Cumbica, esperamos por quase duas horas por uma ESCADA!!!!! Ou seja, levamos mais tempo dentro da aeronave do que no percurso. Respeito é uma palavra fora do dicionário neste país, com raríssimas exceções.

Jean Piter disse...

E como faltou sensibilidade dos funcionários da Tam. Lamentável.

Tanto esforço seu pra nada.

Anônimo disse...

Sinto muito, mas apresentar documento original, com foto, é obrigatório. O pax (passageiro) é avisado a todo momento. Isso é lei. Esquecer acontece, mas um voo nao pode deixar de decolar por causa de uma pessoa sem documentação exigida.

Anderson Passos disse...

Lamentável a postura da TAM por tudo o que registraste aqui Izabella. Espero que eles leiam porque, pensemos, se você é uma pessoa pública e é tratada dessa maneira absolutamente desastrada, o que passageiros digamos "comuns" podem esperar desse serviço no Brasil? Deprimente. Sorte na próxima, Izabella.