" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



sábado, 4 de junho de 2011

Despoluir é possível

O Jornal da Band exibiu uma série de reportagens sobre a despoluição do meio ambiente.

Despoluir o ar:

http://videos.band.com.br/Exibir/Despoluir-e-Possivel-Emissao-de-gases-e-recorde-em-2010/2c9f94b630297d9901304330f8650d2a?channel=587


A poluição mata 4 mil pessoas por ano em São Paulo e você vai saber o que é possível para amenizar o que sai dos escapamentos dos veículos.

Alguns exemplos valiosos, infelizmente, ficaram fora do VT.

1 - Enquanto o Ford Fusion com motor a gasolina faz 8 km por litro, o híbrido (que além de motor a gasolina utiliza motor elétrico) roda 23 e polui 50 % menos !!

2 - São Paulo tem a Ecofrota de transporte coletivo. Os ônibus utilizam o biodiesel e poluem menos. Inclusive, a prefeitura começou a utilizar 10 ônibus a álcool. É o mesmo combustível que vc conhece, mas com tecnologia adaptada para o transporte público. Além do Brasil só Estocolmo utiliza esses ônibus.



Despoluir a água :

http://videos.band.com.br/Exibir/Despoluir-e-Possivel-Brasil-pode-enfrentar-falta-de-agua-/2c9f94b530439b9f01304d84f0ad096f?channel=587

A era do desperdício acabou. Não faz sentido usar água potável para fins “não nobres” como diz o pessoal da Sabesp.

Precisa deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes?
E lavar a calçada ou as ruas, precisa de água limpa ?
A água da descarga precisa ser potável?

Sempre tivemos o hábito de abrir a torneira desperdiçar a água. Como se fosse um passe de mágica ela estar ali, limpinha e tratada. Não é e já em 2015 poderemos ter restrições.

Além do uso consciente de água potável é fundamental pensar no esgoto e conhecer a água de reuso.

A edição foi de Juliana Maciel e as imagens de Ubaldino Mota, João Ricardo e André Almeida.

Nenhum comentário: