" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



domingo, 6 de dezembro de 2009

Esperança

Endometriose é uma doença que, se não fosse pela cólica, seria muito silenciosa. As mulheres, em geral, só descobrem quando o sistema reprodutor está comprometido. Aos 30 e poucos anos. Aí paga-se um preço alto. Infertil tem que procurar o tratamento de reprodução assistida para engravidar.

A cólica de todo mês não pode ser insuportável nem dolorosa. E na maioria dos casos desvalorizamos essa dor, achando que é normal senti-la. Culturalmente fomos criadas para suportar essa dor. Endometriose é quando particulas da menstruação, ao invés de descer pelo canal vaginal, voltam para o organismo. Essas células podem se alojar em qualquer órgao. Bexiga, intestino, óvulos, rim... Ví imagens e posso comparar a um plástico podre. A endometriose se ajoja como um tapete, grudando um orgão ao outro.Terrível para 6 milhoes de brasileras que já descobriram e mais algumas centenas que ao assistir a matéria farão seus exames e observarão as cólicas de todos mês.

O tratamento vai iniciar a fase de testes em animais. Nao há previsão para humanos, mas é uma esperança. Há 30 anos o tratamento da endometriose não avança. Cuide-se.


http://videos.band.com.br/v_43238_uma_descoberta_de_cientistas_brasileiros_pode_ajudar_no_tratamento_da_endometriose.htm

Imagens : Carlos Varella / Jair de liveira + Andre Zoratto
Edição : Lívia

Nenhum comentário: