" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



domingo, 19 de julho de 2009

TEMPO É VIDA !

Participei de um treinamento para jornalistas no hospital Albert Einstein.
Gerenciamento de conflito e stress, Reanimação cardio pulmonar cerebral...

O conteúdo foi muito bem formulado e me senti privilegiada por aprender aquelas técnicas que podem salvar vidas.

No começo de uma das práticas de reanimação, uma das médicas nos disse: “tempo é vida, então, os segundos são preciosos em um caso de reanimação... Primeiro verifique a consciência (chamando alto e tocando o corpo na altura dos ombros), peça ajuda, ligue 192 Samu, perceba se há respiração, depois faça 2 ventilações ( boca a boca ), inicie as manobras de RCP... "

Fiz uma reflexão rápida e em segundos já não estava mais contando os movimentos que fazíamos em bonecos. Comecei a pensar que, se tempo é vida, o que estamos fazendo com o nosso tempo?

Vivemos enlouquecidos, nos cobramos o tempo inteiro. Sim, a tecnologia nos ajuda, mas o dia continua tendo 24 horas! Não cuidamos de nós enquanto temos saúde, mas na hora que tenho poucos segundos de vida esse tempo é valioso?

Fiquei observando alguns comportamentos. Meus, de colegas, de desconhecidos... Todos correndo em busca de que? Dinheiro para pagar consultas médicas ou para realizar algum objetivo, viagem, projeto, sonho... Para fugir ou para se encontrar. Não há limites, e isso é muito triste.

Ninguém se permite alguns minutos. Se estivermos doentes, exaustos, tristes, não teremos nada. Conheço poucas pessoas que lêem suas biografias. O que já fizeram e para onde vão. Enfim...

Tempo é vida e deve ser “nossa” prioridade.

Nenhum comentário: