" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



quinta-feira, 30 de julho de 2009

Falta cão - guia para deficiente visual

2 milhões de deficientes visuais para 60 cães-guia. 3 mil brasileiros estão na fila.

O instituto Iris, http://www.iris.org.br/quemsomos.asp prepara os cães-guia para a inclusão social de deficientes visuais. É reconhecida pela Federação Internacional de Escolas de Cães Guias para Cegos.
A formação de um cão-guia é bastante complexa e leva aproximadamente dois anos para ser concluída. O processo se divide em três fases: Socialização: aos dois meses filhotes selecionados são adotados por famílias voluntárias que vão ensiná-los, com a supervisão do instrutor, a conviverem com os seres humanos e nos mais diversos ambientes. Treinamento: entre doze e dezoito meses, os cães retornam para a escola onde passam de três a cinco meses sob a responsabilidade de um treinador especializado que os transformará em cães-guia. É nesta fase que os cães aprendem o trabalho específico de guia. Instrução: de três a cinco semanas, o usuário aprende sobre temperamento e cuidados com a saúde de seu cão, os comandos necessários para sua utilização e a perceber as informações enquanto caminham diariamente. Também é muito importante o desenvolvimento do vínculo afetivo.
Saiba mais e participe : http://www.iris.org.br/participe.asp


Em tempo : na quarta-feira,29, tive uma das experiencias mais emocionantes de minha vida .
Varella, Jair e eu acompanhamos a Dani, depois a Jucilene e por fim o Daniel. 3 deficientes visuais para a primeira ópera com audidescrição no Brasil em parceria do Intituto Vivo. Fomos nos encotrando pelo caminho.
Quando ví os 3 cães-guia se reconhecendo e os 3 se abraçando...na chuva...

Depois de tantos obstáculos, ultrapassados com a sabedoria de só quem consegue enxergar além do que nossos olhos podem ver, calçada, falta de sinalização, intolerância, ignorancia, chuva, mais intolerância, chegamos ao Teatro São Pedro.

Pergunto, como conseguimos viver sem prestar atenção as pessoas que estão a nossa volta ? Como podemos reclamar de fatos, se o mais valioso nos foi dado ?
A Ópera Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni, será exibida até domingo no Teatro São Pedro. Rua Barra Funda 171.São 15 ingressos gratuitos para deficientes com direito a acompanhante e o visuais podem levar seus cães-guia.

Nenhum comentário: