" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



domingo, 4 de abril de 2010

ABRA A CAIXA

O lançamento da biografia de Nina Simone (ainda não há previsão no Brasil) me recorda para a valiosa experiência em saber detalhes de pessoas que admiramos.

O sucesso é conquistado com perdas, ganhos e substituições. Uma vez ouvi do apresentador Celso Portioli que o difícil não é atingir o sucesso, mas mantê-lo. Para quem se alimenta de inveja sem saber dos caminhos percorridos, julga mal, comete enganos e não procura saber o preço que se paga para cada conquista, em qualquer profissão. Vê o produto final sem se importar verdadeiramente com a pessoa que existe e as cicatrizes que carrega.

Outro dia tive o privilégio de conhecer a história de Carrie Fisher, a princesa Léia de Star Wars. Ela superou etapas dolorosas num processo terapêutico que pretendo nunca abandonar. Muitas vezes o triunfo e as tragédias de sua própria vida foram o tema central das palavras que escreveu ao longo da carreira. Proporcional ao sucesso as infelicidades de sua vida foram usadas como mola propulsora. Quem só conheceu a princesa Léia não sabe que seu pai abandonou sua mãe para viver com Elizabeth Taylor, que o segundo marido a deixou para viver com outro homem, a cada tentativa de reabilitação em clínicas ela saia mais forte e com projetos de livros. Carrie tem 2 best-sellers no currículo.

Entretanto, ao ler sobre esses ícones sugiro também ler e repassar com carinho a própria biografia. Em muitos momentos esquecemos alguns capítulos vividos. Delicadas situações que foram superadas. Ao mesmo tempo, se por alguma razão, evitamos abrir nossa caixa mental para não ressuscitar assuntos desagradáveis, essa caixa vai ficar pesada e em algum momento insustentável. É como um lixo. Ao passar dos dias se não é recolhido, se ninguém fizer uma limpeza, ninguém vai conseguir chegar perto.

Escrever é um milagre transformador. Conforta os teimosos pensamentos. Que tiram humor, apetite, sono, tranqüilidade e paz. Escrever, pelo menos para mim, purifica a alma e é uma terapia. Dilui os traumas e a cada releitura uma descoberta, talvez aquela que também teimou em não aparecer quando o sangue estava quente.

Abra sua caixa. Não guarde, esconda ou finja que está tudo bem. A responsabilidade de limpeza é de cada um.

Nenhum comentário: