" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Medidas rigorosas contra superbactérias

Hospitais de São Paulo registram casos de infecções causadas por bactérias que produzem a enzima KPC.

Conversando com o infectologista David Uip percebemos que qualquer bactéria que produza uma enzima capaz de anular o efeito dos antibióticos pode se tornar uma superbactéria.
Isso não é novidade. O que chama a atenção é o aumento de casos e a falta de políticas públicas.

Falta investimento dos laboratórios e governos para novas pesquizas em antibióticos.
Custa em torno de 800 milhões de euros desenvolver um antibiótico novo. E a medicina vem usando antibioticos '"velhos " para bactérias que estão evoluindo.

Sabe o que mais ? Remédios genéricos e similares também ajudam no consumo desenfreado dos medicamentos vendidos em farmácias sem receita médica.

Pacientes que estão internados por longos períodos, em UTIs, que consomem diversos antibióticos por muito tempo e os mais idosos são os de maior risco.

E os casos de óbito registrados pelo país foram causados por infecções causadas pela superbactéria. Portanto, não propaga pelo ar, apenas por contato.

http://videos.band.com.br/v_74354_superbacteria_contamina_hospitais_em_sao_paulo.htm

Imagens : Fernando Sanches e Celso De Marqui
Edição : Denise Belintani

Um comentário:

Alexandre Costa disse...

Por mais incrível que pareca, hábitos básicos de higiene poderiam evitar inúmeras infecções graves. Durante o auge da gripe H1N1 os índices de infecções hospitalares caíram significativamente. Porém, após o final do surto, os números voltaram a subir ...