" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ESCRITURA HINDU


Esta foto não é maravilhosa e diz tudo ?

Foi enviada por Alexandre Costa que teve essa incrível oportunidade em Figueira da Foz em Portugal no verão de 2007.


Abaixo segue um texto indispensável, enviado pela amiga/irmã Roseane Mello de Apucarana/PR ...



"Somos nós os responsáveis pelo nosso destino, através de nossos pensamentos e, consequentemente, nossas ações. Muitas vezes não temos a capacidade de controlar as coisas que nos acontecem, mas sempre podemos controlar as nossas reações. Quando algo chato acontece você pode ficar irritado, ou simplesmente seguir em frente, a escolha é sua.

A yoga Vasistha (escritura Hindu) diz que o mundo é como você vê; mas o que ela quer dizer com isto?

Imagine o mundo lá fora como um espelho. Quando você se olha no espelho e percebe o cabelo fora do lugar, você ajeita o cabelo ou tenta mexer no espelho? No cabelo, claro! Mas nas nossas vidas nem sempre é isto que fazemos. Na maioria das vezes quando algo está fora do lugar, a primeira coisa que tentamos fazer é mudar o espelho. É o chefe que é um chato, o marido que não tem paciência, o trânsito que é caótico e assim por diante.

A sabedoria yogui nos ensina a mudar este padrão. Ao invés de tentar mudar o mundo, mude a lente com a qual você o enxerga e veja como, de repente, ao fazer esta mudança interna tudo lá fora muda também. Ao invés de reclamar da vida e sentir-se frustrado com ela observe a natureza dos seus pensamentos e de suas ações. Os grandes sábios já falam da grande lei universal de ação e reação há milênios, e hoje até a física quântica já comprovou, é toma lá da cá. Assim sendo, ao invés de reclamar da vida pegue as rédeas do seu destino e observe as suas ações, pois elas estão moldando o seu futuro.

No pomar fica bem óbvio, ninguém espera plantar semente de mamão para colher laranja, então porque na vida diária seria diferente? A sabedoria popular já nos avisa: Quem planta vento colhe tempestade!

Lá no fundo sabemos direitinho quando estamos tomando decisões injustas ou egoístas e muitas vezes fazemos isto automaticamente. Pare e perceba este fenômeno. A cada decisão tomada observe as reações do seu corpo. Quando sabemos que podemos prejudicar alguém o coração aperta, fica um nó na garganta... É o corpo te avisando "tudo bem vai em frente, mas depois agüenta as conseqüências".

Ser justo não quer dizer falar sim a tudo, ou ser um anjinho sempre feliz e sorridente. Não, não é isto que eu quero dizer, mas sim ser coerente com a sua natureza e a sua responsabilidade. Dizer não muitas vezes é muito mais difícil do que dizer sim, pois seremos obrigados a lidar com o mal estar da situação e às vezes nem ser tão querido.

Mas fique firme, é impossível agradar a todos, seja fiel a sua natureza e forte em suas decisões, e cada vez que estiver na dúvida, escute a linguagem do corpo e pense nas ações a serem tomadas, pois não tem como escapar da conseqüência de cada um de seus atos. Tem um verso dos Upanishads, antiga escritura indiana que resume tudo o que eu falei:

O que for a profundeza do teu ser, assim será o teu desejo.
O que for o teu desejo, assim será a tua vontade.
O que for a tua vontade, assim serão os teus atos.
O que forem os teus atos, assim será o teu destino.

Brihadaranyaka Upanishads"

Namaste!

Um comentário:

Felipe disse...

Sensacional esse txt q vc postou Izabella...obrigado por postar...esclarece e ilumina mta coisa nesse momento em minha vida.