" Cada pessoa se alimenta do que lê, do que escuta, do que vê, de tudo que recebe do mundo e incorpora a si, assim como absorve um perfume. E se torna um pouco daquilo que fala, que ouve e toca. Se suas idéias e pensamentos são partes construtivas do seu ser, cada um doa seus conteúdos ao mundo ao expressá-los através de suas palavras e gestos ".

I Ching --- Livro : Medicina Integrativa - A cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima.



quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

consumo de café diminui prevalência de câncer de pele nas mulheres

Comprovado cientificamente: consumo de café diminui prevalência de câncer de pele nas mulheres

Tendo em vista que Brasil é o maior produtor e exportador de café e o segundo maior consumidor após os EUA, a mulher brasileira pode desfrutar, a qualquer momento, dos vários benefícios que a cafeína proporciona à saúde

Há algum tempo estudos indicam as várias vantagens que a cafeína traz ao ser humano e que já foram comprovadas cientificamente. O mais recente estudo publicado no jornal da Organização Européia de Prevenção do Câncer avaliou a relação entre o consumo diário de café e o câncer de pele não melanoma em mulheres, isto é, o melanoma é o tipo de câncer mais grave.
Segundo os resultados, em comparação com as mulheres que não tomam café, aquelas que tomaram mais de 6 xícaras por dia apresentaram redução de 36% no risco de desenvolver câncer de pele não melanoma. A cafeína é a droga mais consumida no mundo e é encontrada em grande quantidade de alimentos, como chocolate, café, guaraná, cola, cacau e chá-mate, entre outros.
“Mas devemos ficar atentos, pois não é qualquer café que confere essa proteção. De acordo com os pesquisadores, o consumo diário de café descafeinado não foi associado com mudanças significativas no aparecimento de câncer de pele nas mulheres”, afirma o consultor da Consulfarma e professor de Cosmetologia, Maurício Pupo.
O melanoma cutâneo é um tipo de câncer que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina) e tem predominância em adultos brancos. Embora só represente 4% dos tipos de câncer de pele, o melanoma é o tipo mais grave da doença devido a sua alta probabilidade de matástase, ou seja, pode espalhar-se rapidamente pelo corpo.
O melanoma de pele é menos freqüente do que os outros tumores de pele (basocelulares e de células escamosas), porém sua letalidade é mais elevada. De acordo com estudos, existe um expressivo crescimento na incidência deste tumor em populações de cor de pele branca. Quando os melanomas são detectados em estádios iniciais são curáveis.
Como os outros tipos de câncer de pele, o melanoma pode ser prevenido evitando-se a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos. Mesmo durante o período adequado é necessária a utilização de proteção como chapéu, guarda-sol, óculos escuro e filtros solares com fator de proteção 15 ou mais.


Nenhum comentário: