Hospitais de São Paulo registram casos de infecções causadas por bactérias que produzem a enzima KPC.
Conversando com o infectologista David Uip percebemos que qualquer bactéria que produza uma enzima capaz de anular o efeito dos antibióticos pode se tornar uma superbactéria.
Isso não é novidade. O que chama a atenção é o aumento de casos e a falta de políticas públicas.
Falta investimento dos laboratórios e governos para novas pesquizas em antibióticos.
Custa em torno de 800 milhões de euros desenvolver um antibiótico novo. E a medicina vem usando antibioticos '"velhos " para bactérias que estão evoluindo.
Sabe o que mais ? Remédios genéricos e similares também ajudam no consumo desenfreado dos medicamentos vendidos em farmácias sem receita médica.
Pacientes que estão internados por longos períodos, em UTIs, que consomem diversos antibióticos por muito tempo e os mais idosos são os de maior risco.
E os casos de óbito registrados pelo país foram causados por infecções causadas pela superbactéria. Portanto, não propaga pelo ar, apenas por contato.
http://videos.band.com.br/v_74354_superbacteria_contamina_hospitais_em_sao_paulo.htm
Imagens : Fernando Sanches e Celso De Marqui
Edição : Denise Belintani
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Por mais incrível que pareca, hábitos básicos de higiene poderiam evitar inúmeras infecções graves. Durante o auge da gripe H1N1 os índices de infecções hospitalares caíram significativamente. Porém, após o final do surto, os números voltaram a subir ...
Postar um comentário